Porque precisa (mesmo) de um profissional de RH na sua empresa
- Ceselina Matos
- 19 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

O tecido empresarial português é constituído maioritariamente por pequenas e médias empresas, e muitas destas não têm departamento de recursos humanos.
Quem assume esta figura é o “dono” ou alguém da área financeira ( para os que acham que os recursos humanos se resumem a pagar salários) ou da área de produção, ou,de outra qualquer.
Afinal é uma função “dispensável” na empresa, principalmente em tempos de crise, em que é imperativa a redução de custos.
Isto é o que a maioria lhe vai dizer, mas será esta, uma boa estratégia?
Posso ser suspeita, pois sou da área, mas acredito que a contratação de pelo menos UM bom profissional de recursos humanos, vai, a curto-médio prazo trazer retorno (ROI) à empresa:
Participação no plano estratégico, qualquer que seja estratégia de crescimento: volume, especialização ou diversificação, vai precisar de um GRH (gestor de recursos humanos), pois o plano estratégico deve estar alinhado com o plano estratégico de RH.
O desenho do perfil de competências, quem não constrói um perfil funcional e o respectivo perfil de competências para cada função estratégica ( e com as estruturas “esmagadas”, todas as funções são estratégicas!!), está a “dar tiros nos pés”.
Os Incentivos e benefícios - quer reduzir custos no pagamento de impostos sem reduzir salários, então deve ter um pacote de incentivos e benefícios, inteligente e interessante para os seus colaboradores, e o seu melhor aliado é mais uma vez o GRH.
O Processamento Salarial, uma questão mais administrativa mas é fundamental que não existam erros no processamento e que as obrigações legais sejam cumpridas e este profissional, sabe fazê-lo como ninguém.
Sabe quanto custam as suas pessoas? O GRH sabe!
O Recrutamento & Selecção, uma área muitas vezes subvalorizada nas empresas e que é fundamental. Um bom recrutamento é determinante para o cumprimento, dos objetivos da empresa, afinal os resultados são as pessoas que os fazem. Tratar de ânimo leve as contratações na sua empresa não é inteligente, de todo!
A Formação, bem sei que é uma obrigatoriedade legal, mas é assim que a quer ver? Como um custo? Tenho a certeza que não! Depois do planeamento, do perfil de competências definidos, pode chegar à conclusão que para melhorar o seu desempenho, os colaboradores necessitam “daquela” formação que vai ser determinante no desempenho, e se assim for o retorno do seu investimento vai chegar rapidamente, tenho a certeza!
Não se esqueça da Gestão de Carreiras, não investiu em formação, num pacote de benefícios e incentivos, para depois deixar fugir o seu colaborador para a concorrência! Sente-se com o seu GRH e desenvolva planos de carreira à medida.
Estas são algumas das razões porque deve, mesmo, ter um profissional de recursos humanos na sua empresa, e ditas “por alto”, quando contratar um, vai perceber que é ainda mais benéfico!
Ainda tem dúvidas?
Comentários