O que é isto do "Posicionamento"?
- Ceselina Matos
- 12 de set. de 2018
- 3 min de leitura

Ultimamente quando falo em Posicionamento no LinkedIn com as “minhas pessoas”, o clima fica “pesado”, as pessoas ficam quase que em pânico e sinto "medo" nas suas expressões.
As respostas são automáticas:
“Eu não quero ser como a X, vê-se mesmo que está desesperada”
“Eu não quero ser como o Y, só faz criticas negativas”
“Eu não quero ser como a Z, só fala da vida dela parece que está no Facebook, isto não é uma rede profissional?”
“Não me quero expor”
O LinkedIn é uma rede social de negócios e serve para “ conectar pessoas”
Existem várias redes sociais e cada uma delas tem o seu objetivo, bem como o seu público alvo. O LinkedIn não é excepção.
Vou aqui centrar-me apenas no LinkedIN e expressar a minha opinião, essencialmente no que se refere ao posicionamento de quem está à procura de novos desafios ou de quem pretende fazer uma transição de carreira. Se bem que considero, que, para quem se quer posicionar, enquanto empreendedor, não existam diferenças assim tão grandes.
Porque está na rede?
Quer arranjar emprego?
Quer mudar de emprego?
Quer arranjar clientes?
Sendo assim bastará enviar CV a todos os recrutadores na rede, basta divulgar o seu produto/serviço, e o seu objetivo será cumprido!
Verdade? Não podia estar mais longe de cumprir o seu objetivo….lamento dizer!
E se fizermos outra questão?
O que posso dar à rede? Como posso acrescentar valor à minha rede de contactos?
Antes de fazer qualquer publicação, faça sempre esta questão: Esta publicação vai ser útil para o meu público? vai acrescentar valor?
A verdade é que a rede está um pouco “desvirtuada” ultimamente, daí o pânico que algumas pessoas sentem, quando se fala de posicionamento.
Porquê? Porque ao invés de fazerem estas questões, as pessoas centram-se numa outra questão: Será que esta publicação me vai dar muitos likes?
E entram no caminho da popularidade, temas polémicos dão likes, críticas negativas dão likes, e geram muitos comentários, é fácil!
Aquelas pessoas a quem os meus clientes se referiram, como não querendo “ser como X, Y ou Z”, são pessoas que, inacreditavelmente, têm publicações com muitos likes”!
Pergunta: E estas pessoas têm um posicionamento?
Na minha opinião, não! Pois publicam indiscriminadamente, sem qualquer critério, “opinam” sobre tudo, mas na realidade não os conseguimos associar a nenhuma área em específico, não têm autoridade profissional, são apenas pessoas que “opinam”, estão certas ou erradas?, não sei, simplesmente não me identifico com esta postura e prefiro trabalhar com as minhas pessoas, aquele posicionamento que eu acho que faz sentido.
E o que faz sentido para mim? deve o leitor estar já a questionar-se…
Para mim a construção de um bom posicionamento é um processo, e lamento informar que, na maioria das vezes o processo, é lento.
Para construir posicionamento no linkedIn, não basta apenas construir o perfil campeão determinado pela rede.
A sua postura tem de ser proativa, e para obter resultados deve ainda responder às seguintes questões:
Qual é o meu objetivo?
Que estratégia vou utilizar para atingir esse objetivo?
Se pretende encontrar um novo desafio profissional ou transitar de carreira, (também aplicável a empreendedores) o objetivo principal não deverá ser comunicar essa situação (poderá fazer essa referência no resumo), mas sim dizer à sua rede:
O que sabe fazer? - Fazer publicações, ou escrever artigos através dos quais seja perceptível o seu conhecimento da área
Quais são as suas áreas de interesse? - O que/quem lhe interessa? - Partilhar publicações/artigos de profissionais/autores que admira ou com quem tem interesses em comum
Quais são os seus valores? - Mantenha uma postura ética, profissional e educada na rede, não precisa falar dos seus valores, pois através das suas intervenções são facilmente perceptíveis a quem analisa.
Coerência - mantenha-se coerente nas suas publicações, siga uma estratégia que lhe permita atingir o objetivo a que se propôs.
Interaja - faça comentários (construtivos e que acrescentem valor), goste de publicações. Envie mensagens privadas elogiando e manifestando o seu apreço pelo conteúdo partilhado e (se for caso disso) demonstre que têm interesses em comum e que gostaria de trocar impressões ( convide para um café e/ou conversa)
Nunca, na primeira abordagem, peça qualquer coisa ou envie Cv, o LinkedIn é uma rede de pessoas para pessoas e é necessário construir uma relação.
Dedicação - Para construir um posicionamento forte é necessária dedicação, importa ter consciência que o LinkedIn é uma rede de relações, e como qualquer relação, é necessário investir tempo.
Desta forma, conseguirá diferenciar-se e ganhar autoridade, ser reconhecido como um especialista dentro de determinada área.
Lembre-se, a premissa deverá ser: Como posso servir/ajudar?
Faz sentido para si?
Comentários