Sabia que: Pode começar já a gerir a carreira do seu filho?
- Ceselina Matos
- 12 de jun de 2017
- 3 min de leitura

Parece excessivo? Gerir a carreira de um bebé ou de uma criança com poucos anos de vida? faz pouco, ou nenhum sentido para si? Olhe que não é bem assim…
Presentemente, se reparar no mercado de trabalho, existe um crescente interesse nas competências pessoais e sociais, que assumem um papel cada vez mais relevante, na altura da contratação. As hard skills ou competências técnicas, têm um efeito chão, isto é, parte-se do pressuposto que as pessoas têm as skills técnicas para assumir determinada função, mas o que as distingue dos demais, são, sem sombra de dúvida as competências soft.
Mas, o que tem isto a ver com as crianças? A meu ver, tudo!
É certo que as escolas continuam a preparar as crianças tecnicamente, e muito centradas em resultados ( as discussões giram à volta, das provas no quarto ano, nono ano e por aí fora….), evidente que as competências técnicas importam, porém, e tendo em conta as tendências do mercado de trabalho, não deviam já os programas académicos contemplar, disciplinas/cadeiras que abordem as já tão faladas soft skills? A resposta a meu ver é um sim sem qualquer reticência, mas, na realidade isto não acontece.
Resta-nos a nós como pais tentar desde cedo desenvolver estas competências, e não se assuste, podemos fazê-lo de forma divertida e muito simples:
Criatividade: É condição para enfrentarmos o mundo do trabalho hoje, temos, forçosamente que ser criativos e muito! Para lidar com todos os constrangimentos com que somos confrontados, num mundo em permanente mudança.
E podemos ajudar os nossos filhos a desenvolverem esta competência desde muito cedo: faça peças de teatro improvisado com eles; construam as vossas próprias histórias; interesse-se pelo mundo deles; fale com o amigo imaginário; pergunte-lhe sobre o que pensa e entre no mundo do faz de conta; Improvise com eles, faça fantoches de rolos de papel higiénico; fale com os legumes; voe como o super homem do sofá para o chão….
Comunicação: A comunicação é uma das competências mais procuradas pelas empresas, e pode ser também trabalhada desde cedo. Converse muito com o seu filho, oiça-o, compreenda-o e interesse-se pelos seus dramas, crie conexão e ajude-o a expressar-se, pergunte-lhe o que sente, como o pode ajudar?, deixe-o perguntar e sugerir. Peça desculpa. Elogie e dê feedback, tente fazer críticas construtivas, ao ter este comportamento assertivo com o seu filho, vai receber de retorno um comportamento baseado no seu exemplo. As crianças aprendem através do seu exemplo, não se esqueça!
Trabalho em equipa: As estruturas das empresas encolheram e hoje trabalha-se quase sempre em equipa. Dar-se bem com os outros e saber trabalhar em conjunto são requisitos cada vez mais importantes.
Uma família é a primeira equipa a que pertence uma criança, e muitas vezes existe a tendência de colocar os petizes de lado, não fazem parte das decisões, pois são crianças….
E porque não, ter em conta as suas opiniões, as suas vontades?
Jogos em família também são uma boa estratégia, e há que aprender a perder!
As tarefas também podem ser distribuídas por todos os membros da família (tendo em conta as idades), e todos ficam responsáveis pelas suas tarefas.
Estas são algumas das competências que pode começar a desenvolver e como vê não é nada complexo. E está a desenvolver competências que são transversais a qualquer carreira no futuro.
Boas brincadeiras!
Fotografia: Pinterest
Estas são algumas das competências que pode começar a desenvolver e como vê não é nada complexo. E está a desenvolver competências que são transversais a qualquer carreira no futuro.
Boas brincadeiras!
Comentários