top of page

Hábitos e disciplina: Será que somos tendencialmente preguiçosos?

  • Ceselina Matos
  • 12 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

O nosso cérebro tem a tendência de criar hábitos para se livrar de esforço e para entrar em piloto automático. É muito mais fácil sair da cama e não a fazer, do que sair da cama, lembrar que tem de fazê-la e iniciar uma actividade, verdade? 40% das nossas actividades, são hábitos ou práticas inconscientes.

A disciplina é a tomada de decisão consciente, diferente do hábito que é um piloto automático. O hábito é o que o cérebro sabe fazer com mestria e sem esforço, pois já repetiu, centenas ou milhares de vezes. Já a disciplina pode ser usada como ferramenta para provocar mudança e então criar novos hábitos.

A disciplina é uma decisão consciente, é uma energia direccionada a algo que sabemos que queremos e precisamos realizar. A disciplina tem um enorme custo cognitivo pois temos de tomar consciência, direccionar a nossa energia e executar. Mas o nosso sistema cognitivo não quer, naturalmente, despender desta energia, prefere a tranquilidade e o baixo custo de voltar a hábitos antigos e adquiridos.

Este é um tema que abordo sempre, no início de qualquer formação ou workshop na área comportamental, pois, por muito valiosa que seja a informação ou conhecimento que partilho, não valerá de nada, se não existir um esforço consciente para o colocar em prática e muitas vezes, é esse o motivo pelo qual não existe qualquer ROI na formação. O tema é interessante mas, depois daquelas horas, todos, ou quase todos, voltam às suas rotinas normais. Porque simplesmente são “sabotados” pelos seus sistemas cognitivos.

Todo este processo terá uma taxa de sucesso bastante mais elevada quando acompanhado através de mentoring ou coaching:

  1. Ganha conhecimento de si e da forma como funciona

  2. Começa a ter atenção aos pensamentos

  3. Define objectivos SMART

  4. Traça um plano de ação

  5. É acompanhado ao longo deste processo

Importa perceber que é bom ter hábitos, aliás, pessoas de alta performance são pessoas de hábitos. Mas, hábitos, que foram criados de forma consciente através da disciplina.

Sabia que, segundo estudos recentes, qualquer tarefa/actividade que executa, só se transformará em hábito depois de executada 66 vezes?

Atletas, escritores e grandes intelectuais foram estudados ao longo das últimas décadas, e várias pesquisas apontam que são seus hábitos, execuções diárias, ao longo de 10 ou 20 anos que os colocam no mais alto nível, como os melhores do mundo.

Está disposto a tentar?




 
 
 

Comentários


Contact

Lisboa

​​

Tel: +351 91 705 28 57

e-mail: ceselina.mmatos@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Google+ Icon

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© Just Believe by Ceselina Matos. Proudly created with Wix.com

bottom of page