Sabia que: Os empregadores, procuram colaboradores da forma exactamente oposta à utilizada pelas pes
- Ceselina Matos
- 14 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

Acredite ou não esta é uma realidade comprovada, que mais uma vez, a sua analise, nos leva à questão que defendo: Não se iluda, procurar trabalho ou transitar de carreira, dá muito trabalho!
Um empregador prefere geralmente preencher uma vaga das seguintes formas:
Recrutar internamente ( um colaborador da empresa), baseado num processo de gestão de carreira poderá: Promover um colaborador que trabalha a tempo inteiro ou um colaborador que trabalha actualmente a tempo parcial; contratar um antigo consultor para um trabalho interno ou contratar a tempo inteiro um ex-colaborador a tempo parcial. Poderá ainda, mais uma vez, tendo como suporte um processo de gestão de carreira interno, mudar um colaborador de departamento.
Recorrer a um melhor amigo ou a um colega de negócios (à sua rede de contactos, por ex. LinkedIn) - Contratar alguém cujo trabalho, alguém de confiança conhece (talvez essa pessoa tenha trabalhado para ele).
Recorrer a provas - Contratar um desconhecido que tem provas dadas, relacionadas com as competências necessárias.
Recorrer a uma agência de recrutamento em quem confie - Uma empresa de recrutamento & selecção, que seja de confiança e que conduz quase todo o processo pelo empregador.
Publicar um anúncio (On-line, em jornais, junto de outras fontes de recrutamento)
Ver currículos: Mesmo que sejam candidaturas espontâneas ( se o empregador tiver desesperado)
O desempregado normalmente efectua a sua procura de emprego, percorrendo todo este trajecto de forma inversa, ou seja, começa pelo envio de currículos.
Deve estar a perguntar-se: Como contornar esta realidade?
Fazendo uma procura de emprego que corresponda a uma mudança de vida, isto vai-lhe permitir, responder às seguintes questões:
1. Quais? Vai identificar e inventariar as competências que possui e que mais gosta de usar.
2. Onde? Vai descobrir em que ambientes de trabalho quer trabalhar.
3. Como? Tem de decidir como chegar onde quer ir. Diz respeito às categorias profissionais que mais lhe interessam e organizações onde existem esses empregos.
Este trabalho de casa vai-lhe permitir ser muito mais focado e assertivo no seu processo de gestão de carreira.
Comentários